quinta-feira, 25 de setembro de 2008



Intervenções na alfabetização

O porquê das intervenções?
Acompanhar a aprendizagem
Qualificar a aprendizagem
Atender a níveis e tipos diferentes de aprendizagens
Oportunizar equilíbrio do professor regente. Quem se sente acompanhado, ajudado sempre fica mais seguro.

Quem ganha com as intervençoes?
O aluno, seja ele criança ou não, ganha,... Toda vez que o método facilita o aprendizado propiciando suporte teórico e condições adequadas de alguma forma, todas as pessoas usufruem com o equilíbrio gerado pela situação.

Como fazer uma intervenção...
É preciso boa vontade e maturidade. Só trabalhamos em grupo, quando nos aceitamos, buscamos superar nossas limitações e valorizamos tudo que aprendemos com os outros.
Planejar em grupo... Reler apostilas ou livros novos .. Planejar... Sequenciar atividades de trabalho... Fazer um roteiro de trabalho com o grupo... Estabelecer dias e momentos interventivos... O aluno não deve perder a noção de que participa de uma turma... É preciso atender a um número específico de alunos... Criar situações individualizadas de atendimento, nas quais o professor no momento interventivo consiga dar o melhor de si.

Nenhum comentário: